Excelente a iniciativa de Pacheco Pereira. O referendo é para todos os cidadãos. Os que apoiam a constituição europeia e os que estão contra. A discussão deve ser aberta e com igualdade de oportunidades. O que não parece estar a acontecer com a "institucionalização" da defesa do sim. É bom que exista um sitio para se expressarem os que defendem o não. Ou pelo menos uma certa forma de dizer não, porque nestas questões as motivações são plurais.
Se há um défice de debate em Portugal é sobre a Europa e as questões europeias. Que são, afinal, as nossas questões. A Europa resume-se às massas que nos chegam de Bruxelas. Como a política regional se resume, desde sempre em Portugal, ao betão, ao asfalto e às obras tão relevantes na política interna, sobretudo para fins eleitorais. Nacionais e locais acrescente-se. Quase ninguêm discutiu em Portugal o "Esquema de Desenvolvimento do Espaço Comunitário" e as questões decisivas do alargamento. Que se discuta a sério esta questão da Constituição Europeia.
Já nas críticas ao Presidente da República acho a argumentação um pouco demagógica. Jorge Sampaio, como qualquer Presidente da República, é, de facto, o Presidente de todos os portugueses o que não significa que não tenha sido eleito com base num programa de candidatura que permanece válido até ao final do seu mandato. Foi com base nesse programa que foi eleito. E ninguêm ignora que Jorge Sampaio é um firme defensor da Europa e da futura Constituição Europeia. Firmeza e convicção que reafirma sempre que pode e a oportunidade o justifica. Naturalmente.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats