Jorge Sampaio escreveu sobre as constantes revisões da Constituição - quantas já se realizaram? - e sobre o desconforto que lhe causa a atracção, da classe política, pelo episódico e conjuntural em detrimento do interesse por aquilo que nos afecta enquanto povo.
(...) Porém, os grandes problemas económicos e sociais, bem como os temas mais estritamente políticos exigem visão estratégica e capacidade de pensar e agir sobre o médio prazo. De outra forma, a sua resolução pode ficar negativamente condicionada e afectada.
As discussões presentemente em curso sobre a limitação de mandatos e sobre os processos referendários ilustram eloquentemente a importância daquela necessidade e deste risco.
Num e noutro viemos a adiar a resolução dos problemas até um ponto em que se formou aparentemente um acordo alargado sobre a necessidade de os encarar. Porém, logo que se trata de decidir, a tendência é invariavelmente a de deixar contaminar a discussão dos temas de fundo e, consequentemente, a resolução dos problemas pelos interesses de conjuntura."
Publicado no Público de 2-06-2005.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats