Este foi o debate dos dois candidatos que melhor conhecem os grandes projectos que fizeram a história recente da Cidade. Nalguns momentos tornava-se difícil entender exactamente aquilo de que falavam. Este excesso de "especialização" fez perder a perspectiva estratégica e as questões de carácter político muito importantes para o futuro da Cidade.
Na discussão sobre o Túnel, Sá Fernandes não usufruiu da vantagem esperada. Carmona conhece a questão em termos técnicos e politicamente fez uma pergunta assassina ao candidato apoiado pelo Boco : "Tem consciência do mal que provocou às pessoas? ". Sá Fernandes não pareceu contar com a pergunta.
Na questão das permutas de terrenos na Feira Popular, Sá Fernandes foi eficaz a salientar o carácter perverso do negócio - trocar baixa densidade por densidade elevada - mas Carmona defendeu-se com firmeza e enfatizou a transparência do processo.
Infelizmente ficaram diversas áreas por abordar e em particular a da habitação e do urbanismo. Lisbo muitas vezes, nestes debates , parece ser apenas um lugar maior do que os outros, e não é apenas isso. Parece que os candidatos acham alguns assuntos irrelevantes.
Um debate muito especializado que serviu o interesse dos dois candidatos. Carmona "safou-se" bem contra o adversário que lhe podia causar mais danos. Sá Fernandes mostrou, contra o recandidato e actual Presidente da Câmara, que conhece a Cidade e os seus problemas e os diferentes dossiers da autarquia.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats