do conflito entre a SONAE e uma empresa que reclamou e obteve judicialmente uma indemnização da empresa de Belmiro de Azevedo, recordei-me de uma notícia do Courrier internacional de 18 de Novembro sobre a importância da Wal-Mart na economia americana. Recorde-se que esta empresa é o número um mundial do sector da distribuição, que recentemente foi referida como estando interessada na aquisição dos activos da SONAE no Brasil. Ocorrem dois efeitos de sinal contrário. Em primeiro lugar, pela pressão colocada sobre os preços da concorrência, a Wal-Mart é responsável pela diminuição do índice de preços em 3,1 por cento. Cada casal americano adquire, por essa via, um poder de compra suplementar de 684 euros. A empresa é responsável pela criaçãode 210 mil postos de trabalho induzidos pelo aumento da produtividade que estimula.
Em segundo lugar nos locais nos quais a empresa abre uma unidade ocorre uma perda de poder de compra dos empregados do sector de distribuição, entre os 2,5 e os 4,8 por cento. Este facto deve-se à pressão colocada sobre os fornecedores no sentido de baixarem os preços o que tem consequências nos salários dos respectivos trabalhadores. A longo prazo de acordo com algns especialistas a Wal-Mart faz baixar o nível global de emprego na economia.
Curioso é o facto destas reflexões terem sido solicitadas pela própria empresa e apresentdas numa conferência aberta ao público. Outros hábitos.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats