Quem sou eu para "achar" que os homossexuais têm o direito a casar? As pessoas, todas as pessoas, têm o direito a ter todos os direitos. Ponto Final. Num país de conservadores e de hipócritas no qual a moral salazarenta ainda dita as suas leis esta verdade universal ainda não é universal.
Uma das clássicas manifestações de conservadorismo é agitar a "especificidade" dos homossexuais para defender a manutenção da discriminação. É o caso daqueles que argumentam com o carácter straight da instituição casamento para defender a sua exclusiva aplicação aos casais heterossexuais. Cinismos.
O problema é, na sua base, a igualdade de direitos dos cidadãos independentemente da sua orientação sexual. Cada um deve decidir o que fazer da sua vida e dos seus afectos. O Estado não deve colocar-se neste caminho das escolhas individuais para apontar o dedo - acusador! - da moral dominante. Ora na situação actual o Estado português optou por adoptar essa posição moralista e discriminadora através do que estabelece o Código Civil. Mude-se o Código e readquira o Estado a dignidade perdida.
Do que tenho lido é no "da Literaura" que encontro a posição mais séria sobre esta questão. Aqui e aqui.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats