Os autarcas manifestaram uma forte oposição ao PROT do Algarve. Este Plano Regional de Ordenamento do Território tem sido elaborado no âmbito da Comissão de Desenvolvimento Regional do Algarve com base numa equipa externa de consultores, liderada pelo urbanista Paulo Correia - um dos grandes urbanistas portugueses - engenheiro civil, doutorado, professor do Instituto Superior Técnico, e por uma equipa muito apoiada nos quadros da Universidade do Algarve e da própria CCDR. Quem quiser obter vasta informação sobre este documento pode obtê-la aqui.
A natureza das críticas é que não deixa de causar perplexidade. Invocar a falta de uma visão estratégica quando ela apareceu enunciada ao longo de vários anos sem que se registasse qualquer crítica de fundo que significado tem? Que se quer construir mais em todo o lado? Acresce o esclarecimento de que a elaboração dos Planos Regionais de Ordenamento do Território é da responsabilidade das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional e tem como objectivos genéricos:
Desenvolver, no âmbito regional, as opções constantes do programa nacional da política de ordenamento do território e dos planos sectoriais; Traduzir, em termos espaciais, os grandes objectivos de desenvolvimento económico e social sustentável formulados no plano de desenvolvimento regional; Equacionar as medidas tendentes à atenuação das assimetrias de desenvolvimento económico e social sustentável formulados no plano de desenvolvimento regional; Equacionar as medidas tendentes à atenuação das assimetrias de desenvolvimento intra-regionais.
Será que o Plano potencia a possibilidade de alçançar estes objectivos ou pelo contrário compromete-os irremediavelemente? Seria interessante saber porquê, na perspectiva dos autarcas. Para alguns dos autarcas melhor seria que o PROT tivesse como objectivo único o seguinte: construir mais em todo o lado sem qualquer tipo de limitação!!!
Um blogue de
Arquivos
Marcadores
Outros blogues
- ...bl-g- -x-st-
- 31 da Armada
- A Barriga de um Arquitecto
- A Causa foi Modificada
- A das Artes
- A Memória Inventada
- A Origem das Espécies
- Abrupto
- Ambio
- Arrastão
- Avatares de um Desejo
- Bicho Carpinteiro
- Blogame Mucho
- Bomba Inteligente
- Built Environment Blog
- Cafe Hayek
- Causa Nossa
- Chá Príncipe
- Cinco Dias
- Contra a Corrente
- Corta-fitas
- Da Literatura
- Da Torre
- Dias Atlânticos
- Dias com Árvores
- ELEMENT_AR
- Estado Civil
- Estação de Sines
- Estórias da Carochinha
- Fada da Felicidade
- Fim-de-semana Alucinante
- Glória Fácil
- Greg Mankiw's Blog
- Hoje há Conquilhas...
- Juntos por Sines
- Ladrões de Bicicletas
- Landlocked Port
- Lusografias
- Ma-Schamba
- Manchas
- Mar Salgado
- Margens de Erro
- Miniscente
- O Cachimbo de Magritte
- O Céu sobre Lisboa
- O Melhor Anjo
- O Tempo das Cerejas
- Pogue's Posts
- Portugal dos Pequeninos
- Poça da Maria Claudina
- Pura Economia
- Quiromancias
- Sardinheiras
- Voz do Deserto
- Zero de Conduta
- À Margem