Ousar olhar o futuro com esperança é fazer o que estiver ao nosso alcance para o melhorar
Posted by MJB at 5/23/2006 10:49:00 da tardeTodos temos consciência que é graças aos poderosos e inimagináveis interesses económicos que o mundo está tão perigosamente dependente do petróleo e que talvez somente quando outros interesses de igual proporção se levantarem consigamos o real impulso nas energias renováveis.
Portugal, ainda a medo, vai pouco a pouco apostando nas energias alternativas e com isso melhorando o futuro próximo e preparando o mais longínquo. Gostaría de partilhar convosco algumas respostas e questões sobre uma das energias renováveis, o Biodiesel, que também pude conhecer há pouco tempo.
(no site da Carris)
"O QUE É O BIODIESEL ?
É um combustível obtido a partir de óleos vegetais principalmente de girassol e de colza.
PORQUÊ O USO DE BIODIESEL ?
Porque o Biodiesel é uma energia renovável e portanto uma alternativa aos combustíveis tradicionais, como o gasóleo, que não são renováveis.
Porque reduz determinadas emissões poluentes.
Porque reduz as emissões de dióxido de carbono que é o gás responsável pelo efeito de estufa que está a alterar o clima à escala mundial.
Porque promove o desenvolvimento da agricultura nas zonas rurais mais desfavorecidas, criando emprego e evitando a desertificação.
Porque reduz a dependência energética do nosso País e a saída de divisas pela poupança feita na importação do petróleo bruto.
QUAL O OBJECTIVO DESTA EXPERIÊNCIA ?
Chamar a atenção para a potencialidade do nosso País na produção de Biodiesel derivado do óleo de girassol, em certas zonas rurais, como o Alentejo, que apresentam condições propícias ao cultivo desta planta (em particular, na zona de regadio proporcionada pela Barragem do Alqueva).
Tornar viável o projecto de instalação de uma unidade de produção de Biodiesel, a partir de óleo de girassol.
Provar que o Biodiesel assim obtido é tão aceitável como o derivado do óleo de colza (maioritariamente produzido na Europa Central).
e ainda sobre este tema
A Volkswagen e a Archer Daniels Midland (ADM) estabeleceram uma parceria para o desenvolvimento de combustíveis biodiesel para a indústria automóvel. Esta é a primeira vez que um dos maiores fabricantes automóveis do mundo se une com um grupo do sector agrícola, de forma a desenvolver combustíveis não poluentes e renováveis.
Os combustíveis biodiesel já estão disponíveis em algumas estações de serviço da Europa mas ainda não chegaram aos Estados Unidos por causa do baixo índice de veículos a diesel e porque a qualidade do combustível diesel é inferior nos EUA em relação à Europa.
Tony Fouladpour, porta-voz da VW disse que "o significado do acordo é que nós iremos trabalhar com a maior companhia agrícola para ajudar a desenvolver um combustível com mais qualidade que possa ser usado nos nossos motores a diesel nos EUA."
Para Allen Andreas, presidente e chefe-executivo da ADM, "o biodiesel é um dos mais promissores combustíveis renováveis no horizonte. Nós acreditamos que os avanços no biodiesel vão beneficiar a indústria automóvel, o sector dos transportes públicos, os agricultores e também o ambiente."