A lenga-lenga do soletrar os planetas do sistema solar vai, provavelmente, mudar. Discute-se hoje a despromoção do planeta gelado, Plutão. Só assim a ciência fica na ordem do dia e, se estivermos atentos, ouviremos pelos cafés a opinião dos que pensam sempre sobre tudo: o estranho facto da despromoção de Plutão.

"Plutão foi descoberto em Fevereiro de 1930 pelo jovem americano Clyde Tombaugh, que aos 24 anos conseguiu fotografar o nono planeta. No entanto, o facto de ele ser mais pequeno do que a Lua e de possuir uma orbita excêntrica constituiu sempre motivo de controvérsia em torno da sua classificação.
Na conferência que ontem se iniciou, os participantes vão tentar estabelecer, pela primeira vez, um acordo relativo à definição de planeta, questionando a permanência de Plutão no lote dos planetas oficiais. O que parece certo é que o sistema solar vai deixar de ter nove planetas. Ou fica com oito (se Plutão for despromovido) ou fica com dez (se Xena subir à Primeira Liga). Tanto Xena como Plutão são compostos por uma estrutura sólida de gelo e rocha, podendo ser considerados objectos da cintura de Kuiper ou planetas gelados. Uma das possíveis resoluções do debate pode passar mesmo por uma nova categorização dos planetas.
É que se Plutão for despromovido, milhões de livros escolares e de enciclopédias irão ficar irremediavelmente condenados. "


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats