A Assembleia Municipal de Sines aprovou na passada segunda feira a antecipação pela Câmara Municipal dos recebimentos da renda da Central Térmica de Sines dos próximos 20 (!!!!) anos.
Fui à Assembleia para tentar perceber a justificação para a coisa. Estamos a falar de qualquer coisa como 20 milhões de euros embora a autarquia fale de 12 milhões.
Uma explicação atabalhoada, tecnicamente medíocre, que misturou alhos com bugalhos, por parte do Presidente da Autarquia foi o melhor que se conseguiu escutar. Se se tratasse de um director financeiro que pretendesse explicar aos directores de uma empresa as razões para um determinado procedimento seria sumariamente despedido por manifesta e chocante incompetência.
O suporte para a decisão dos deputados - há uma maioria absoluta na Câmara e na Assembleia o que vale mais do que qualquer explicação ou justificação plausível - foi lamentável. A justificação financeira da operação resume-se à invocação pelo autarca do estado de necessidade das finanças municipais. Num atabalhoado remomerar de "investimentos" realizados apareceu de tudo até obras feitas dois mandatos atrás e sem qualquer expressão financeira. Esperar-se-ia um plano financeiro com os investimentos feitos, com a distinção entre a componente financiada pela autarquia e a componente financiada por fundos comunitários ou por organismos da administração central. Acompanhado pela demonstração das receitas obtidas durante o período em análise com a demonstração do desvio entre receitas obtidas e esperadas e a evidência por essa via do défice gerado.
Esperar-se-ia que fosse apresentada uma análise rigorosa do modelo de contratualização da cessão de créditos por forma a que toda a gente não tivesse dúvidas sobre as implicações da operação. Esperava-se demais para as possibilidades da actual maioria absoluta atolada nas dívidas que ela própria gerou e no seu modo de gerir que se baseia "na confiança do povo". Tal como em Felgueiras ou em Gondomar, aliás.
Não se entende como é possível um executivo eleito com um prazo temporal limitado a cinco anos antecipar receitas dos próximos quatro executivos municipais. Uma vergonha.
Este modelo importa para a vida autarquica aquele que os clubes de futebol utilizaram no final da década de noventa com a antecipação das receitas da venda dos direitos televisivos. Esta explicação ajuda muito a perceber a componente "ideológica" que inspira este tipo de operação. No reino dos homens bons, das pessoas boas que "querem o bem da terra", que é o reino por excelência da actividade autárquica, não há boa nem má gestão. O que há é uma gestão validada pelo povo, aceite pelo povo, que confia nos eleitos. Os nossos eleitos. Os da oposição, todos os da oposição, são uns canalhas, verdadeiros obstáculos ao progresso e ao desenvolvimento. O António de Santa Comba deixou uma grande escola cuja dimensão e cujos efeitos é manifestamente sub-estimada.
Quanto ao mais aquilo que a CDU faz em Sines é a mesma coisa que o PS faz em Grândola ou que o PSD-PP faz em Lisboa. A reacção do PS em Sines é mimética da que a CDU adopta em Grândola ou da que a esquerda em geral adopta em Lisboa. Uma questão de conveniência.
Uma apagada e vil tristeza.
Um blogue de
Arquivos
Marcadores
Outros blogues
- ...bl-g- -x-st-
- 31 da Armada
- A Barriga de um Arquitecto
- A Causa foi Modificada
- A das Artes
- A Memória Inventada
- A Origem das Espécies
- Abrupto
- Ambio
- Arrastão
- Avatares de um Desejo
- Bicho Carpinteiro
- Blogame Mucho
- Bomba Inteligente
- Built Environment Blog
- Cafe Hayek
- Causa Nossa
- Chá Príncipe
- Cinco Dias
- Contra a Corrente
- Corta-fitas
- Da Literatura
- Da Torre
- Dias Atlânticos
- Dias com Árvores
- ELEMENT_AR
- Estado Civil
- Estação de Sines
- Estórias da Carochinha
- Fada da Felicidade
- Fim-de-semana Alucinante
- Glória Fácil
- Greg Mankiw's Blog
- Hoje há Conquilhas...
- Juntos por Sines
- Ladrões de Bicicletas
- Landlocked Port
- Lusografias
- Ma-Schamba
- Manchas
- Mar Salgado
- Margens de Erro
- Miniscente
- O Cachimbo de Magritte
- O Céu sobre Lisboa
- O Melhor Anjo
- O Tempo das Cerejas
- Pogue's Posts
- Portugal dos Pequeninos
- Poça da Maria Claudina
- Pura Economia
- Quiromancias
- Sardinheiras
- Voz do Deserto
- Zero de Conduta
- À Margem