Pintura, 1917

Amadeo de Souza Cardoso ( 1887-1918) é o grande pintor português do século passado. Uma vida breve que nos deixou talvez das obras mais interessantes das primeiras duas décadas do século XX. Amadeo foi um homem que viveu, interviu e interpretou o seu tempo. O seu trabalho é prova disso. Cruzou-se com Almada Negreiros, Juan Gris, Brancusi, Max Jacob, Delaunay e com Modigliani de quem se tornou amigo.
Os apreciadores da sua pintura não devem perder a exposição que o Centro de Arte Moderna da Fundação Gulbenkian abre hoje ao público (até 14 de Janeiro de 2007) e que conta com cerca de 190 obras do pintor.

" Esta exposição, intitulada Amadeo de Souza-Cardoso. Diálogo de Vanguardas, abrange todo o período de actividade de Amadeo, aproximadamente uma década (1907-1918) e pretende estabelecer um reencontro entre a sua obra e a de artistas estrangeiros seus contemporâneos, dentro e fora do seu círculo de amizades, mas em cujas obras se revelem os sinais e as cumplicidades experimentais do tempo.

Para além de uma selecção de pinturas e desenhos do artista português, apresentam-se os trabalhos (pintura, escultura, desenho) de 36 artistas internacionais, de que podemos destacar Constantin Brancusi, Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Albert Gleizes, Robert Delaunay, Sonia Delaunay-Terk, Alexej Jawlensky, Oskar Kokoschka, August Macke, Kasimir Malévitch, Olga Rozanova, Liubov Popova, Ivan Puni. "


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats