Se consultarmos um dicionário de língua portuguesa, o significado da palavra oposição é: acto ou efeito de opor ou opor-se; antagonismo;contraste; impedimento; obstáculo; resistência; partido ou partidos políticos contrários ao Governo; figura de retórica pela qual se reúnem ideias que parecem antagónicas;

Se olharmos atentamente para a política, nomeadamente para a política local o significado de oposição parece-me estar longe do que seria de esperar. Estarei eu mal informada, ou não assistiremos a uma certa passividade face às decisões políticas que o partido com maior representatividade vai tomando. É certo que é difícil fazer-se oposição no terreno autárquico face a maiorias absolutas, mas não será também que existe, como quase sempre, uma postura de bombeiro por parte da oposição. Mal o "povo se levanta" para protestar, lá estão eles. Ou seja, em vez de serem os rebocadores, são, quase sempre, os rebocados.
Se não estou em erro, era Sá Carneiro que dizia "um bom governo também se faz com uma boa oposição". Concordo plenamente! Porque depois não me venham dizer que a moleza e a falta de energia para encarar a vida política não contribuem também para os maus governos. Dizem-me, por exemplo, nas autarquias a oposição, ao contrário dos eleitos, não faz da política a sua vida, por isso é natural que a postura seja essa. Muito bem, mas as delegações locais dos partidos políticos são o quê se não são capazes de mover algumas dinâmicas de oposição ou participação ao longo dos mandatos e não só nas épocas eleitorais. E assim se contribui para o aumento da abstenção. E é por estas e por outras que em altura de eleições quando vejo ao longe um tipo com um panfleto ou uma flor na mão, só me apetece fugir!


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats