Voto sim porque:
- A despenalização da interrupção voluntária da Gravidez acaba com a perseguição das mulheres que por razões várias se vêem forçadas a recorrer ao aborto. Acaba com a humilhação de o Estado as considerar como criminosas e sujeitá-las ao julgamento e à prisão por terem tomado a decisão de interromper a gravidez.
- Cria condições para acabar com o flagelo do aborto clandestino e sem condições mínimas de dignidade para a mulher. Permite dessa forma que as mulheres de menores recursos possam ter o apoio médico qualificado em unidades de saúde pública, recurso a que apenas podem recorrer neste momento as mais favorecidas economicamente. Nesse sentido a despenalização da IVG constitui uma importante medida de saúde pública. Os números sobre o aborto clandestino são conhecidos.
- O sim não impõe aos partidários do não o dever de abortar. O não instrumentaliza o Estado de direito para reprimir as mulheres que abortam considerando isso um crime e condenando-as à prisão.
- a aprovação do sim coloca Portugal onde ele deveria estar: ao lado da generalidade dos países europeus que despenalizaram à muito a interrupção voluntária da gravidez.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats