Se por acaso Manuel Pinho fosse mudo o que não se perderia. Felizmente Manuel Pinho fala e de cada vez que fala é profundamente esclarecedor. Num dia fala para incentivar os investidores chineses a escolherem Portugal, País competitivo entre os restantes parceiros europeus porque é o Pais dos baixos salários. Imbatível entre os seus pares. No dia seguinte fala de novo para afirmar que os sindicatos são uma força de atraso no País.
Segundo o "Modelo de Pinho", Portugal poderia crescer tanto como a China se os salários fossem semelhantes e se os direitos de exercício da actividade sindical fossem semelhantes aos dos chineses. O que não seria de Portugal se os direitos dos nossos trabalhadores fossem idênticos aos dos chineses? Quanta competitividade. Quanta capacidade de atrair investimento estrangeiro. Que Pais tão próspero. As coisas que Manuel Pinho não poderia dizer num caso desses.
Manuel Pinho é ministro de um Governo socialista que defende a qualificação dos trabalhadores e elegeu o Choque Tecnológico como um dos seus trunfos. Será?


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats