é o título de uma conferência internacional promovida pelo Bloco de Esuqerda. Encontra os detalhes aqui. O que eu quero chamar a atenção é para o facto de participarem nesta conferência dois notáveis urbanistas cuja obra é sempre fonte de conhecimento. Falo de Jordi Borja e de Léon Krier. Duas figuras maiores do nosso tempo.
Jordi Borja foi várias vezes citado nste blogue a propósito da cidade e do espaço público. Posso afirmar que é o autor que mais me fascina. O seu livro mais importante, do meu ponto de vista, é o notável "El espacio público: ciudad y cidadania". Excelente.
Léon Krier, de cuja arquitectura não gosto particularmente, é um teórico importante que tem um livro publicado em Portugal cuja leitura recomendo vivamente. O titulo é " arquitectura, escolha ou fatalidade" da colecção "teorias e fontes da arquitectura" editado pela Estar Eitora. Está lá tudo: desde areflexão sobre o a natureza do objecto arquitectónico passando pela crítica fundamentada ao urbanismo do movimento moderno, a crítica ao desenvolvimento urbano a reboque dos intereses particulares, à prosmicuidade entre público e privado sempre com prejuízo do interesse público, à perspectivas de um novo urbanismo. O new urbanism de que é um fundador é um movimento importante que defende a sustentabilidade das cidades e critica a sobreexpansão urbana. Pode conhecer melhor este movimento aqui.
PS - na divulgação da conferência nada é dito sobre as condições do acesso pelo que julgo que a entrada é livre.
Etiquetas: cidades