No Expresso o geógrafo Jorge Gaspar, eminente urbanista, defende a opção OTA em termos de ordenamento do território. Acha o professor que desse ponto de vista a OTA é a melhor solução. Para Jorge Gaspar a boa localização do aeroporto "é a que vai ao encontro do centro de gravidade das dinâmicas económicas e demográficas (...) o novo aeroporto terá que aproximar-se do centro de gravidade da àrea Metropolitana de Lisboa, que tem 2,5 milhões de habitantes a norte do Tejo e 750 mil a sul"
Esta realidade que Jorge Gaspar nos descreve é a mesma que permite que, ainda em termos de ordenamento do território, se defenda o inverso do que ele defende, isto é, que a localização seja a sul da AML. Só assim se permitirá concretizar o objectivo do Plano Regional de Ordenamento do Território da Área Metropolitana de Lisboa, cujo modelo territorial aponta para o reequílibrio entre as duas margens. Não se percebe como se poderá ordenar o território canalizando recursos para as regiões mais densamente povoadas, para os territórios nos quais já são visíveis os efeitos nefastos de uma sobreocupação, como acontece de forma evidente com a parte norte da AML.
Mas, no Expresso aparecem outras opiniões, em particular a de José Manuel Viegas que evidencia o facto de o Poceirão custar menos 1500 milhões de euros do que a OTA. E estamos a falar, provavelmente, do nosso maior especialista em transportes.
Mas, já que se fala em dinheiros e existe uma corrente que não quer a OTA nem qualquer outra soluçã,o porque não se concentra essa gente na recusa da ligação por TGV entre Lisboa e o Porto, essa obra extremamente cara que permitirá poupar, pasme-se, trinta minutos entre Lisboa e Porto( se tudo correr bem ...). Essa sim uma obra própria de um país de nababos.
No desenvolvimento dos países há as regiões que ganham e as que perdem. Mas um país que acentua de forma deliberada uma hipertrofia já tão evidente do corredor Braga-Setúbal é um país que irá certamente perder no futuro.
Um blogue de
Arquivos
Marcadores
Outros blogues
- ...bl-g- -x-st-
- 31 da Armada
- A Barriga de um Arquitecto
- A Causa foi Modificada
- A das Artes
- A Memória Inventada
- A Origem das Espécies
- Abrupto
- Ambio
- Arrastão
- Avatares de um Desejo
- Bicho Carpinteiro
- Blogame Mucho
- Bomba Inteligente
- Built Environment Blog
- Cafe Hayek
- Causa Nossa
- Chá Príncipe
- Cinco Dias
- Contra a Corrente
- Corta-fitas
- Da Literatura
- Da Torre
- Dias Atlânticos
- Dias com Árvores
- ELEMENT_AR
- Estado Civil
- Estação de Sines
- Estórias da Carochinha
- Fada da Felicidade
- Fim-de-semana Alucinante
- Glória Fácil
- Greg Mankiw's Blog
- Hoje há Conquilhas...
- Juntos por Sines
- Ladrões de Bicicletas
- Landlocked Port
- Lusografias
- Ma-Schamba
- Manchas
- Mar Salgado
- Margens de Erro
- Miniscente
- O Cachimbo de Magritte
- O Céu sobre Lisboa
- O Melhor Anjo
- O Tempo das Cerejas
- Pogue's Posts
- Portugal dos Pequeninos
- Poça da Maria Claudina
- Pura Economia
- Quiromancias
- Sardinheiras
- Voz do Deserto
- Zero de Conduta
- À Margem