Todos se lembrarão do que se escreveu e disse após o lançamento da OPA da SONAE sobre a PT. A SONAE, que representará, em Portugal, a quinta essência do mercado, apresentou um preço e afirmou alto e bom som: Este é o preço que corresponde ao valor da empresa. Daqui não saímos. A PT iniciou uma estratégia de aliciamento dos accionistas que, sucessivamente, foram vendo as ofertas de distribuição de dividendos crescer. Depois a SONAE reviu o preço - o valor da empresa, afinal, justificava dar o dito por não dito - e a PT contra-atacou distribuindo ainda mais dividendos. E a SONAE, com o valor da empresa a ser novamente revisto que o mercado é muito volúvel, assegurou uma nova remuneração dos accionistas com mais 5400 milhões de euros.
Bom, já se viu que a empresa é muito apetitosa para quem dela tomar conta. Há muito dinheiro para ganhar, mesmo que se tenha que dividir algum com os accionistas comuns.
Esta história sem moral, como as que se abrigam, em regra, à sombra das costas largas do mercado, dá bem uma ideia do valor que os consumidores de comunicações móveis suportam acima do que seriam os preços normais de ... Mercado.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats