"Estamos plenamente de acordo quanto a aeroportos : OTA não mas indispensável e urgente a sul do Tejo, com 3ª travessia. Já o TGV não me parece que possa concordar – devia ter sido construído com início em 1992 ou 1993, em vez da renovação da via. Na altura, os valores apontados eram de 90 milhões de contos para renovação e de 300-400 para construção de TGV. Hoje, a renovação aponta para mais de 300 milhões de contos (1.500 MEuros) e o TGV para um pouco mais. Porém, o TGV é um concorrente do avião e, por isso, deve ter ligações em 1H20 directas (o TGV Paris -Estrasburgo está ser pensado nesta lógica de bater o avião com uma velocidade comercial de 520 Km/h…), intercaladas com composições com um máximo de duas paragens… Parar em todas as estações e apeadeiros é coisa de transvia… O que deve parar, ou limitar-se ao indispensável para andar a mais de 20 Km/h, é o investimento na renovação da actual via, que não tem remédio e vai custar (daqui por 5 ou 6 anos falamos…) mais de € 2.500 Milhões…"

Manuel Piteira


 

Pedra do Homem, 2007



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