Há várias teses sobre o que determinou a reviravolta do Governo. Reviravolta pois, já que a explicação ensaiada de que Alcochete é uma localização nunca antes considerada é tão somente uma escapatória para minimizar os estragos para o Governo. Para mim é claro que o maior peso prá mudança vem do lado de Belém e das oposições. Com Belém na liderança a partir da decisiva mensagem do "duplo consenso". Mas a esta alteração não foi indiferente a posição da CIP. A privatização da ANA necessita de um novo aeroporto que a justifique e a CIP não podia assisitir indiferente à degradação das condições psicológicas mínimas para possibilitar a aceitação deste novo "esforço nacional". Como refere José Medeiros Ferreira talvez na altura da privatização da ANA o estudo da CIP ainda não esteja pago e então....
Falta saber se um novo aeroporto, sobretudo mais barato, necessita de ser financiado por esta via mas julgo que esse debate e essa análise nunca será feita.

PS - O embaraço que a questão da OTA coloca ao candidato António Costa é uma explicação acessória mas não dispicienda. No entanto, como a pobreza de ideias na pré-campanha em Lisboa é assustadora talvez possam todos voltar ao tema.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats