A situação que se vive em Portugal é chocante. Os dados revelados pelo Eurostat mostram que em Portugal os 20% mais ricos ganham 8,2 vezes mais do que os 20% mais pobres. O maior fosso entre ricos e pobres no espaço comum europeu. Uma vergonha mesmo para os padrões europeus. Como se pode ver, pela análise do quadro, países como a Suécia (3,3 vezes),Holanda, França, Noruega e Hungria(4 vezes), Dinamarca e Islândia(3,5 vezes) e Finlândia (3,6 vezes) estão muito longe da nossa chocante desigualdade na distribuição do rendimento.
O mais grave é que a situação tem vindo a agudizar-se a um ritmo crescente. Entre 2000 e 2003 a desigualdade evoluiu de 6,4 para 7,4 para nos últimos dois anos passar para 8,2. Uma vergonha para um Governo socialista que tem no seu programa esta preocupação(?): "Portugal não pode continuar a ser um dos países europeus em que a pobreza e a desigualdade entre os que trabalham é maior".
Por esta altura o Estado Maior socialista tem fundadas razões para pensar que estão a trabalhar bem para servirem melhor, os 20% mais ricos.

PS - A notícia foi dada pelo Jornal de Negócios


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats