fotos do decrépito pinhal do ex-parque de campismo de Sines

O Nemátodo da madeira tem estado nas bocas do mundo a propósito de uma epidemia localizada na zona centro do país. Entretanto, uma variante do conhecido Bursaphelenchus xylophilus tem estado a atacar no concelho de Sines sem que ninguém se dê conta do facto. Trata-se de uma variante muito rara conhecida por Nemátodo Urbanizador que ataca pinhais, florestas, falésias e todos os locais nos quais se possa construir qualquer coisinha. As fotografias acima dão conta da eficácia do dito que, em pouco tempo, reduziu a menos de metade os pinheiros existentes no pinhal do ex-Parque de Campismo de Sines. Contrariamente ao seu colega da madeira esta variante não se caracteriza pela diminuição da "Exsudação de resina e pelo facto de os ramos secos serem mais quebradiços que o habitual, acompanhada por uma murchidão generalizada e súbita": neste caso os pinheiros pura e simplesmente desaparecem como se o Nemátodo fosse uma espécie de Houdini.
A estratégia do Nemátodo Urbanizador ainda não está claramente estabelecida pelo que são pouco fiáveis os tratamentos. Sabe-se apenas que no caso do Pinhal de Sines o ataque decorreu em duas fases: na primeira o antigo Parque de Campismo foi encerrado para ser modernizado já que não estava a prestar um serviço com qualidade à spopulações; na segunda o Nemátodo instalou-se de volta dos pinheiros e começou ele a tratar com toda a qualidade do serviço do seu desaparecimento.
Apesar do desconhecimento sobre a sua estratégia são já conhecidos os principais beneficiarios da sua actuação: os do costume.






 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats