Ludgero Marques critica função "estatística" das Novas Oportunidades.
O quer se está a passar é um escândalo. Estão a licenciar-se, em instituições de ensino superior, pessoas que não tendo concluído, nem de perto nem de longe, o ensino secundário ultrapassam essa "limitação" através das Novas Oportunidades. Na mesma maré entram para um curso de licenciatura. Não tarda nada temos mais um licenciado. Nestes cursos ninguém chumba. Já estão todos licenciados à partida é só uma questão de pagamento de propinas.
Vão ver como se faz na República Checa e fiquem já a saber porque razão eles nos vão cilindrar a curto prazo. Vejam o nível de exigência que é pedido aos aluno dos diferentes níveis.
Portugal vai a curto prazo ter um nível elevado, o mais elevado da Europa sem dúvida, de licenciados: o nível de qualificação neste contexto é uma irrelevância.
Percebe-se este estado de coisas atendendo ao nível de formação e qaulificação, e á forma como a obtiveram, da classe política. Estão a aplicar ao País o modelo que utilizaram com eles próprios com o sucesso que se sabe.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats