É chocante a forma como os diferentes governos estão a lidar com esta crise financeira. A receita parece ser apenas e só socializar os prejuízos injectando biliões de euros e dólares nas empresas falidas e assobiar para o ar quando se trata de socorrer as grandes vítimas desta crise, as famílias endividadas, sem emprego, na iminência de perderem os seus bens hipotecados.
A nenhum governante ocorreu ainda a ideia peregrina de auxiliar imediatamente as famílias de baixos recursos que estão a sofrer na pele as consequências desta crise que foi provocada por uns milhares de loucos, incompetentes, que são por sinal das pessoas mais ricas e mais bem pagas deste planeta. Esta crise veio evidenciar de forma ainda mais nitida que grande parte do pessoal politíco é gente a soldo dos interesses das grandes empresas. Veja-se o caso do secretário Paulsson, autor do famigerado plano-Bush ara salvar as empresas hiper-falidas de Wall Setrret. Quem é ele e de onde vem? Percebe-se aqui e aqui que estamos perante o até há dois anos, antes de assumir a pasta de Secretário de Tesouro da Administração Bush, Presidente-Executivo da Goldman Sachs, que agora está em "posição de direccionar os fundos de modo a ajudar a reforçar a sua própria situação financeira. Isto é, estamos perante um claro conflito de interesses. Isto é qualquer coisa que precisa de ser dita"[ declarações da senadora democrata Dennis Kucinich citada por Ana Gomes)] .
Tal como precisamos de entender a posição da Comissão Europeia e do seu presidente Barroso que à sombra da lei da concorrência impede desde há anos qualquer ajuda dos Estados às empresas e aos cidadãos em risco de insolvência e que agora injectam biliões para corrigirem as perdas do sistema bancário provocadas pela ganância dos seus gestores.
Porque ninguém pensou em congelar os patrimónios daqueles que ao longo de anos enriqueceram enquanto criteriosamente iam preparando esta calamitosa situação ? Poque razão nenhum destes gestores fraudulentos vai parar com os costados atrás das grades? Porque será que nenhum dos Estados é capaz de injectar um décimo dos fundos para aliviar a pressão insuportável que esta situaçõ provoca sobre a vida das famílias? Ou muito me engano ou esta situação e a forma miserável como os diferentes governos a estão a gerir vai contribuir para uma significativa alteração da situação política no velho mundo.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats