"Queiroz quer que jogadores entendam significado de vestir camisola da selecção".
As derrotas sobretudo as mais copiosas acarretam sempre novas necessidades e novos angulos de análise. Agora foi o selecionador a criticar os jogadores referindo a necessidade de entenderem o significado da camisola nacional. Será razoável admitir que os rapazes, ofuscados pelo estrelato, já nem saibam que camisola estão a vestir e o seu significado? Se, porventura, o nível de alucinação aí chegasse o que estariam a fazer na seleção? A levarcabazadas com uma grande eficácia e pouco mais.
Queiroz tem muitas qualidades e alguma tendência para o azar mas muitas vezes o azar é uma construção laboriosa e determinada. Talvez o selecionador devesse pensar porque razão a selecção encaixa golos a um ritmo capaz de destronar as ilhas Faraoé ou outros galácticos da mesma dimensão? Numa explicação "à Bruno Pratas" deve ser ainda por culpa do Ricardo, já que "a titularidade de Quim amenizou - com um número considerável de frangos, digo eu - o problema da baliza" diz ele. Sem Ricardo Carvalho as opções feitas são de uma vulgaridade atroz, sobretudo para o centro da defesa com uma permeabilidade tipo regador, capaz de garantir um nível elevado de encaixe de golos. Daí para a frente se destacarmos apenas os jogadores de rendimento elevado na era Queiroz escapam dois ou três e um deles não será o enfatuado Ronaldo. Mas que sentido faz apostar em Maniche e em Tiago - uma santa nulidade em todoas as passagens pela selecção - depois de ter jogado 3 joguitos na Juventus e remeter para o banco João Moutinho ou mesmo Raul Meireles.
Queiroz tem também muitas culpas no cartório e depende dele e da estabilidade e bom senso que conferir às suas opções a melhoria da Seleção.

PS - Gosto de Carlos Queiroz um treinador muito importante na evolução do futebol português e que, apesar do aparente pé-frio fez um bom trabalho no meu Sporting, mas o meu treinador preferido para a Seleção era o Manuel José, muito provavelmente o melhor treinador português dos últimos 30 anos.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats