"Convenção do BE: Louçã apela à constituição de “uma esquerda grande”.
O BE celebrou na sua 6ª convenção o seu 10º aniversário. Fê-lo com um conjunto de propostas que vão dominar o debate político nos próximos meses. Propostas que representam um conjunto de medidas que fazem todo o sentido numa sociedade democrática em que os príncipios de justiça social estejam solidamente instalados mas que fazem sobretudo sentido numa época de crise com o expectro do desemprego a pairar sobre centenas de milhares de famílias. Propostas que os cidadãos reconhecem como legítimas sensatas e ezequíveis. Ora, os cidadãos são os destinatários da política e das políticas contrariamente ao que pensam os políticos do centrão que governam para os interesses e em desfavor dos cidadãos.
O Bloco teve uma implantação rápida na sociedade portuguesa e hoje está à beira de adquirir uma expressão eleitoral que é o reflexo dessa implantação. Ultrapassados os dois digitos na expressão eleitoral nacional representa, conjuntamente com o PCP, uma força que ultrrapassa um quinto do eleitorado. Dificilmente alguma coisa de relevante se poderá passar à esquerda sem a sua participação.
O PS reage ao aumento de influência e ao crescente peso político do bloco com declarações standardizadas, estilo cassete pimba, como as que Edite Estrela proferiu no encerramento da convençãodo de que destaco as máximas, "o PS é a esquerda em Portugal"; "o Bloco critica o PS faz"; o Bloco põe-se de fora nas alturas de crise, e mais um conjunto alargado de inanidades políticas capazes de fazer corar de orgulho o grande líder.
A grande questão do BE é a compatibilização da sua credibilidade com a manutenção de um relativo afastamento do poder. O grande desafio mais tarde ou mais cedo será o de saber se o partido está preparado para participar numa solução de governo sem que esse facto represente irremediavelmente uma degradação da sua influência na sociedade, antes pelo contrário. Não sei se a convenção deu alguma significativa contribuição para responder a esta questão.
Etiquetas: Política.Partidos.