Julgo que terá sido desta forma que Miguel Vale de Almeida encerrou o debate no Prós e Contra sobre o casamento homosexual. Antes já lhe tinha cabido a mais clara e esclarecida intervenção sobre aquilo que está em jogo na decisão de estender o casamento civil aos casais homosexuais. Uma questão de liberdade, de igualdade de direitos, um último passo na implantação do modelo liberal de sociedade por contraponto ao modelo judaíco-cristão que ainda domina. Uma questão política como são todas as que se relacionam com o respeito dos direitos dos cidadãos.
Mais uma vez o grupo de críticos do casamento entre pessoas do mesmo sexo resvalou para posições homofóbicas e para um argumentário paupérrimo. Voltámos ao nível da discussão sobre o aborto: sempre a mesma indigência moralista.
Saliência para a chamada de atenção final de Miguel Vale de Almeida sobre a evolução desta questão na sociedade e para a justa relevancia que deu ao trabalho das associações e aos partidos - BE, Verdes e a JS - que anteriormente tinham proposto a mudança que agora o PS parece querer finalmente concretizar.

PS - Como é seu timbre Fátima Campos Correia deixou falar muita gente que nada disse e deixou de fora algumas vozes esclarecidas e limitou o tempo de intervenção dos que mais valias trouxeram ao debate. Costuma ser assim.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats