"CGTP conta juntar 200 mil pessoas na manifestação nacional de hoje em Lisboa"
Nos tempos que correm os velhos slogans adquirem uma nova actualidade. O factor trabalho nunca foi tão desvalorizado, nunca viu os seus direitos tão questionados e as suas conquistas obtidas ao longo de gerações de lutas repentinamente postas em causa. Nas relações entre o trabalho e o capital esta é uma época marcada pelo domínio político do capital.
Faz todo o sentido a manifestação dos trabalhadores. Faz todo o sentido que a CGTP convoque estas manifestações.
Se alguém tinha dúvidas sobre a legitimidade e a oportunidade da manifestação a resposta dada pelos trabalhadores esclarece tudo de forma definitiva. A Manifestação é a “maior de sempre” da CGTP em Lisboa sabe-se já. Os trabalhadores estão sujeitos a uma tensão enorme, insuportável e comparam as dificuldades porque passam com a opulência, a ganância, o abuso dos gestores que se abotoam com dezenas de milhares de euros mensais de prémios a somar às dezenas de milhares de euros de salários.
A manifestação é um direito que lhes assiste para expressarem a sua revolta e a sua indignação e exigirem mais justiça social. A recusa dos poderes políticos em fazerem a necessária leitura política da sua determinação poderá no futuro próximo conduzi-los a um outro nível de revolta.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats