"José Sócrates e Vital Moreira lançam campanha para Europeias com fortes ataques ao PSD"
As declarações do candidato do PS às europeias ameaçam repetir-se ao longo dos próximos meses. O discurso não acrescenta grande coisa a qualquer debate sobre a Europa, apesar dos pregaminhos do candidato. As ideias fortes repetem-se em cada declaração e a continuar assim Vital Moreira pode até dispensar a sua participação nos comícios e mandar um DVD, já que os tempos da cassete, como ele muito bem sabe, caíram em desuso.
As declarações tratam da esquerda do PS e do PSD com a mesma simplicidade simplista, perdoe-se-me a redundância: “particularmente perigoso e comprometedor” diz ele de um eventual aumento de votação dos partidos que estarão contra a União Europeia, admitindo nós que fala do BE e do PCP; “Existe uma direita conservadora que em Portugal entrou numa deriva neoliberal e que hoje está descalça” diz ele referindo-se, achamos nós, ao PSD.
Quanto à esquerda anti-europeísta o homem é um especialista, já que não foi em vão que militou durante décadas no PCP. Embora a análise seja devedora do método do pensamento único - uma especialidade do próprio - em que aquilo que não conseguimos compreender, classificamos, tentando simplificar a realidade. Quanto ao facto de a direita estar descalça parece claro, até pelo seu discurso matraqueado ao longo de anos do tipo "mais papista que o papa", que Vital Moreira anda a fingir que ainda não sabe quem lhes roubou os sapatos.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats