"Inflação homóloga com valor negativo pela primeira vez em mais de 40 anos"
Não vivíamos uma situação assim há 40 anos. Como se responde a esta situação? O primeiro-ministro passou o dia a anunciar investimento público na recuperação de escolas. Óptimo, mas este anúncio e o texto que lhe está associado, tem sido matraqueado durante as última semanas. Esta situação concreta que resposta mereceu ou merecerá?
Importa dar uma resposta para evitar que a deflação se instale dizem os economistas. Que pode fazer o Governo. Durante o dia a única proposta que escutei, e que me parece fazer sentido, foi a de Francisco Louçã, que tem a vantagem de ser um reputado economista, que apontou uma solução: aumentar o poder de compra dos pensionistas, gastando nisso menos do que o Estado já enterrou no BPN. Sabemos todos, mesmo os não economistas, que as classes mais desfavorecidas face a um pequeno aumento do seu poder de compra canalizam a totalidade dessas verbas para o consumo tantas são as suas necessidades. Ora, num cenário de deflação um aumento do consumo é como um milagre.
Acresce o facto absolutamente relevante de por essa via se combater a desigualdade social e se tornar mais justa a distribuição da riqueza.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats