Momento notável da televisão portuguesa: Marinho Pinto resiste estoicamente a um julgamento político sumário, disfarçado de jornalismo, de Manuela Moura Gudes em directo no jornal nacional e acaba com um ataque cerrado à jornalista, acusando-a de fazer um jornalismo péssimo que envergonha a classe, acusando-a de transformar entrevistas em julgamentos sumários, acusando-a de não conhecer sequer o Código Deontológico da profissão e acusando-a de ser uma jornalista incompetente. Por esta altura MMG titubeava, incapaz de responder ao ataque com que manifestamente não contava.
MMG tem um pó danado a Marinho Pinto e, sobretudo, não suporta o que ele disse sobre o caso Freeport que ela confunde com um frete a Sócrates. Num momento de desvario chegou a acusá-lo de bufo a propósito das críticas que o bastonário teceu a membros da classe dos advogados. A dado passo a tensão que se sentia entre entrevistadora e entrevistado parecia só poder acabar, de forma satisfatória para MMG, com a pública condenação do bastonário e a sua sumária demissão da Ordem. Um sufoco de agressividade cega.
A "entrevista" que ela lhe fizera seviu, percebeu-se no final, às mil maravilhas para tornar entendíveis e legítimas as acusações finais do bastonário. Moura Guedes destilou o seu ódo pessoal sobre o bastonário e transformou o estúdio de televisão numa sala de acusação em que os argumentos e os factos eram irrelevantes face a uma ideia pré-concebida que a jornalista, manifestamente, já tinha formado sobre o assunto. Marinho Pinto não perdeu a oportunidade e fez o mais duro ataque em directo numa teelvisão a uma jornalista, mas sobretudo a uma forma concreta de exercer o jornalismo, da história da democracia.
Não me pareceu que tivesse pecado por excesso, depois do que se passou.
Há uma enorme diferença entre pessoas que defendem convicções e que têm uma ideia do funcionameno do estado democrático que entendem dever defender e pessoas como a jornalista Manuela Moura Guedes.
Ver o vídeo aqui ou a parte final aqui.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats