ERC condena TVI por “desrespeito de normas ético-legais” no Jornal da Noite de sexta-feira
Detesto os telejornais de sexta-feira da TVI pelo que opto por não os ver. No entanto algumas vezes acontece que passo por lá e fico, como aconteceu, felizmente, no dia do KO de Marinho Pinto a MMGuedes. Não gosto daquele tipo de jornalismo e não gosto de ver o VPV, que leio todos os dias em que o meu jornal o publica. Prefiro o VPV que escreve ao que fala na televisão com a MMG. O jornal da sexta da TVI não tem qualquer motivo de interesse, mesmo quando divulga a conta-gotas videos como o do Freeport.
Não me parece que o jornalismo que MMG faz se adapte às regras deontológicas da profissão, como acusava o bastonário no outro dia, que julgo deverem existir e deverem ser respeitadas. Por isso acho que ele pode e deve ser objecto da atenção da entidade reguladora, caso ela exista. Mas, a entidade reguladora tem que actuar independentemente de o alvo da actuação menos adequada da jornalista ser ou não o primeiro-ministro. Uma das exigências básicas de uma entidade reguladora é a indepêndencia. Ora parece que ninguém na classe reconhece esse estatuto à dita. Assim sendo a condenação que deveria ser uma das actuações normais de uma entidade reguladora não funciona como tal contribuindo mesmo para aumentar os níveis de popularidade dos supostos prevaricadores.

Não parece que a ERC preze muito a sua independência e isso é que é grave. Não necessitamos nada de uma regulação destinada a proteger o poder e omissa quando as vítimas são apenas cidadãos comuns.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats