Vai para aí um alarido com as sondagens feitas pelo CESOP/Católica quer para as Europeias quer para as Legislativas.
No caso das Europeias os resultados são os seguintes:
PS: 39%
PSD: 36%
BE: 12%
CDU (PCP-PEV): 7%
CDS-PP: 2%
Outros: 2%
Branco/nulo: 2%

No caso das Legislativas os resultados mudam apenas ligeiramente, embora o resultado do PS melhore. O PSD obtêm um dos seus melhores resultados nos últimos meses/anos. Os resultados são os seguintes:
PS: 41%
PSD: 34%
BE: 12%
CDU: 7%
CDS-PP: 2%
OBN: 4%

O CDS está à beira de um ataque de nervos com os 2% que obtêm em qualquer uma das sondagens. Vai daí reagiu à canelada e resolveu queixar-se à ERC.
A CDU também não terá muitas razões para sorrir mas os comunistas têm uma longa tradição de relativizarem as sondagens e não reagem como a malta do Caldas.
O BE obtêm um resultado nas europeias inferior à sondagem Intecampus da semana passada mas poderiam nas europeias triplicar o número de deputados caso estas sondagens se confirmassem. Quanto às legislativas o resultado corresponde á duplicação do resultado anterior, o que não é pouco. Apesar de se colocar fora da área da governação o BE cresce como nenhuma outra força política.
O melhor disto tudo é ir ao Margens de Erro e ler os esclarecimentos qualificados e pacientes do Pedro Magalhães que além de ser um craque nestas matérias e um profissional sério e rigoroso tem uma paciência de job.
Se o silência vale mais do que mil palavras a inexistência de reacção aos resultados da sondagem no Porto é ensurdecedor. Rui Rio ganha de cabazada a Elisa Ferreira, que poderá continuar tranquila em Bruxelas, tem um resultado que premeia a sua ubiquidade política. Toda a gente já sabia que este seria o resultado.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats