Trinta anos de Independência comemora hoje Cabo-Verde. Um pequeno conjunto de ilhas no meio do Atlântico que teima em percorrer o caminho do desenvolvimento. Desenvolvimento improvável face às condições dolorosas impostas por uma natureza madrasta. Mas que a coragem, a persistência e o amor à sua terra que caracterizam o povo de Cabo-Verde tornam possível contra ventos e marés.
Cabo Verde é um país exemplar no conjunto da descolonização portuguesa do pós 25 de Abril. Mas é igualmente um país exemplar no continente Africano com a sua taxa de alfabetização, a baixa taxa de mortalidade infantil e o rigorosos aproveitamento das ajudas externas ao seu desenvolvimento.
E depois existe a música com a Cesária e o Chico Serra, no seu piano, mais a saudade do Ildo Lobo, a belíssima cidade do Mindelo, com o seu urbanismo e a sua arquitectura, com o seu Carnaval, a ilha da Boavista, o Sal com as suas belas praias, a praia do Tarrafal e o povo. Que trabalha, que luta, que sofre mas que canta e dança sempre. O povo afável e caloroso de Cabo Verde.
Amílcar Cabral deve estar orgulhoso desta gente.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats