A Assembleia da República aprovou "uma" lei de limitação de mandatos. Esta lei não tem qualquer semelhança com a lei posta à discussão pelo Partido Socialista. Senão vejamos:
- o PS propunha que a lei de limitação de mandatos incluisse, além dos autarcas, o primeiro-ministro e os presidentes dos governos regionais. A lei aprovada só se aplica aos autarcas.
- O PS propunha que os autarcas que já tivessem exercido doze ou mais anos de mandatos ou que completassem doze anos no próximo mandato, pudessem, unicamente, candidatar-se pela última vez em Outubro de 2005. Pela lei aprovada vão poder-se candidatar pela última vez em Outubro de 2009(!!!).
Uma vergonha. Uma cedência em toda a linha à chantagem do PSD, apoiada pelo PCP e pelo PP.
Para que serve as pessoas votarem e elegerem até maiorias absolutas? Não seria desejável o PS levar a votos o seu pojecto assumindo os restantes a consequência dos seus actos? Eu penso que sim até porque neste caso fica sempre a suspeição de que aquilo que o PS de facto queria era que a sua lei não fosse aprovada.
Se há uma coisa estável e segura neste País é o "Sistema Político" entendido como um modo de vida. Diga Sampaio o que disser.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats