Segundo revela o Daily Telegraph, citado pelo Courrier Internacional, o patrão da Exxon Mobil, quase que se desculpou ao anunciar os lucros gigantescos que a maior petrolífera do mundo obteve no último trimestre. Mais 9,92 mil milhões de dólares relativamente a igual período do ano anterior. Não há memória de alguma vez uma companhia petrolífera ter apresentado resultados tão extraordinários.
Talvez por isso uma sondagem, citada pelo mesmo diário londrino, indique que " nove americanos em cada dez têm a impressão de estar a ser espoliados pelo "Big Oil" [ os gigantes da indústri petrolífera) e oito em cada dez são favoráveis à instauração deum imposto excepcional sobre os lucros, caso servisse para financiar a investigação em matéria de energias alternativas".
Qual será a opinião dos portugueses sobre esta questão. Este é o tipo de sondagens que não se fazem porque o mercado publicitário está muito dependente das grandes empresas.
Eu, concordando embora com o sentimento dos americanos, contentava-me com uma diminuição significativa dos preços dos combustíveis sem pôr em causa os legítimos lucros das empresas petrolíferas. Lucros normais entenda-se.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats