"Nicolas SarKozy tocou no último reduto de dignidade que resta aos excluídos dos guetos.(...) A violência que alastrou pela França não foi cega.(...) Os alvos foram carros, prédios, coisas. Se não constituem símbolos claros da riqueza, representam indiscriminadamente o "outro universo" - o da sociedade que possui, exclui e abandona."
José GIl. Courrier Internacional.

"(...) Mas é lutando contra as discriminações de que são vitímas os jovens que vai ser possível restabelecer a ordem - a ordem da igualdade. Não é aumentando o número de efectivos de CRS -equivalente ao Corpo de Intervenção Portuguesa)."
Azouz Begag. Ministro da promoção da Igualdade de Oportunidades do Governo Francês. Liberation citado no Courrier Internacional.

" Sempre que o meu colega Sarkozy intervém nos subúrbios, mesmo quando se trata de igualdade de oportunidades, nunca sou contactado. Fico surpreendido porque sou um dos raros membros do Governo legitimado por 25 anos de experiência e trabalho nesses bairros. Quando se nomeia um chefe de esquadra muçulmano, quando se diz querer dar direitos de voto aos estrangeiros e depois se envia a polícia de choque contra os jovens dos subúrbios, há aí um desajustamento."

idem.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats