Jerónimo sobe ao palanque, já liberto do ar simpático dos dias da campanha, e acusa sem remorso: a culpa é de Alegre; a culpa é dos socialistas. Jerónimo "by the book". A divisão da esquerda acaba à porta do PCP e responsabiliza todos menos os comunistas. Pois se ele próprio até registou uma subida espectacular. Não em todos os locais, no entanto. Um conjunto globalmente superior de votos feito, felizmente para o PCP, de mais ganhos e menos perdas.
A imprensa olha de longe para os resultados e diz que Jerónimo ganhou em Beja. Pois foi com mais 100 votos do que Cavaco. Cavaco que ganhou em mais concelhos do que Jerónimo e que teve mais votos do que Jerónimo em concelhos - caso de Beja -nos quais em Outubro a CDU obteve maiorias absolutas. Como aconteceu em concelhos do distrito de Setúbal, de maioria absoluta comunista, nos quais Alegre e Soares juntos dividiram entre si os tradicionais votos do PS e Cavaco apareceu como o mais votado - quando PSD e PP normalmente não chegam juntos aos 20%. Com Jerónimo a obter menos de metade dos obtidos pela CDU em Outubro, casos de Sines e de Santiago-do-Cacém. Jerónimo obteve subidas espectaculares nalgumas regiões do país mas viu fugirem votos aos comunista noutras zonas. A ideia de que Cavaco só ganhou votos à esquerda aos socialistas é uma ficção. Não querem admitir a realidade por pura conveniência. Tal como não querem admitir a verdadeira natureza de muitas das maiorias absolutas autárquicas que preservam há décadas.
Os culpados são sempre os outros. Talvez seja sensato admitir que os eleitorados são muito volúveis e que as bases sociais de apoio já não são o que eram.
Um blogue de
Arquivos
Marcadores
Outros blogues
- ...bl-g- -x-st-
- 31 da Armada
- A Barriga de um Arquitecto
- A Causa foi Modificada
- A das Artes
- A Memória Inventada
- A Origem das Espécies
- Abrupto
- Ambio
- Arrastão
- Avatares de um Desejo
- Bicho Carpinteiro
- Blogame Mucho
- Bomba Inteligente
- Built Environment Blog
- Cafe Hayek
- Causa Nossa
- Chá Príncipe
- Cinco Dias
- Contra a Corrente
- Corta-fitas
- Da Literatura
- Da Torre
- Dias Atlânticos
- Dias com Árvores
- ELEMENT_AR
- Estado Civil
- Estação de Sines
- Estórias da Carochinha
- Fada da Felicidade
- Fim-de-semana Alucinante
- Glória Fácil
- Greg Mankiw's Blog
- Hoje há Conquilhas...
- Juntos por Sines
- Ladrões de Bicicletas
- Landlocked Port
- Lusografias
- Ma-Schamba
- Manchas
- Mar Salgado
- Margens de Erro
- Miniscente
- O Cachimbo de Magritte
- O Céu sobre Lisboa
- O Melhor Anjo
- O Tempo das Cerejas
- Pogue's Posts
- Portugal dos Pequeninos
- Poça da Maria Claudina
- Pura Economia
- Quiromancias
- Sardinheiras
- Voz do Deserto
- Zero de Conduta
- À Margem