O Governo vai finalmente avançar com a co-incineração numa cimenteira. De acordo om declarações do ministro do ambiente o relatório elaborado por uma comissão científica indepedente confirma que "a co-incineração é o melhor método para a queima destes resíduos", e que «qualquer cimenteira do país está em condições de a fazer».
Entretanto os Verdes já fizeram saber que irão queixar-se à UE caso o Governo avance com a co-incineração no Outão. Mas além dos Verdes existe uma oposição da sociedade civil atavés de organizações de defesa da Arrábida que podem pesar na decisão do Governo. No caso da escolha recair em Souselas o Goveno pode contar com oposição firme e politicamente influente. Até poruqe os resultados do estudo Saúde Centro 2005 mostram que a população tem razões de qeixa da poluição industrial. E além de Alegre existe uma opinião politicamente relevante, próxima do partido socialista, que Sócrates não quererá hostilizar. Caso de Vital Moreira que sensatamente sugere que a co-incineração se faça na cimenteira de Alhandra. Subscrevo por debaixo. Mas há um pequeno senão. Um movimento de contestação a partir de Alhandra pode implodir a presença socialista em concelhos como Vila Franca de Xira.
Espero sinceramente que a bola não sobre para Sines, com uma autarquia tão disponível para receber toda a trampa no concelho. Espero que na conversa do autarca comunista com Sócrates, a pretexto da inauguração do Centro de Artes, não tenha sido só o pacote "Pactrick Monteiro de Barros - Petroquímica Turca" a ser tratado.
Etiquetas: Poluição.Saúde Pública.