A questão do arrendamento urbano tem muito a ver com a questão da forma de acesso à haitação da generalidade dos cidadãos. O congelamento das rendas nos países no qual foi praticado determinou uma série de consequências que abordarei proximamente mas a prazo teve um resultado mensurável: aabou com o mercado de arrendamento e tornou a compra a forma de acesso largamente maioritária. Este é o caso de Portugal e igualmente o caso do Reino Unido. Curiosamente, neste país nem a senhora Teactcher acabou com o congelamento das rendas. Bom na verdade não há qualquer curiosidade nesta questão já que a compra da habitação é hoje o maior negócio da Banca Comercial. Pesquisas que fiz, no âmbito da minha tese de Mestrado, permitiram-me concluir que em Dezembro de 2004, de acordo com dados do Banco de Portugal, 67 % dos activos dos cinco maiores bancos portugueses eram crédito à habitação.
Para saber mais sobre esta questão recomendo a Leitura de "Urban Land Economics de Jack Harvey & Ernie Jowsey - Sixth Edition. Palgrave Macmillan." em particular o cap. 18. Housing" e os sub-capítulos 18.2 "Housing Policy" e 18.3 "The economics of Rent Control" .

Adenda: Na questão do arrendamento comercial será interessante perceber como é que esta lei protege, ou não, o pequeno comércio de bairro sujeito a uma concorrência poderosa.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats