Porque será que o Estado só privatiza empresas que são rentáveis e que nalguns casos são mesmo as melhores empresas do País? Porque será que não privatiza sectores tradicionalmente deficitários? Talvez então a propalada boa gestão dos privados pudesse vitalizar esses sectores trazendo vantagens à economia e ao país.
A privatização de um sector deficitário, com a garantia da salvaguarda do serviço público, representava por si só uma diminuição do défice. Argumentar com o carácter estratégico dos sectores não convence já que áreas como a energia são naturalmente estratégicos e ´lá por isso ... privatizáveis. A questão é outra é que o Estado só privatiza sectores nos quais o retorno é imediato e o investimento na modernização e no saneamento das empresas já foi feito com o dinheiro dos contribuintes. É uma tradição que vem de longe e que une mais do que separa o Bloco Central.

Adenda: Quando não existir nada para privatizar o que fará o Estado e para que servirá? O que falta aliás privatizar ? A Caixa Geral de Depósitos ? Quando perderá o seu estatuto de não privatizável?


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats