...uma Crítica da Pedagogia Romântica e Construtivista, da autoria de Nuno Crato, doutorado em Matemática e professor no ISEG. Edição da gradiva.
Um livro muito interessante que permite a Nuno Crato fazer uma crítica impiedosa das correntes dominantes da pedagogia e dos teóricos dessa mesma pedagogia. Lê-se sem parar porque sendo um livro escrito de forma rigorosa por um cientista, com citações, notas de rodapé, referências bilbiográficas etc, está muito bem escrito e prende o leitor do príncipio ao fim. Comprei-o ontem à tarde em Coimbra e acabei de o ler hoje durante a viagem de comboio de regresso a Lisboa.
O autor fornece uma explicação para problemas que o comum dos cidadãos sabe que existem mas cujas causas desconhece. O insucesso a Matemátia, a cada vez pior preparação geral dos alunos que acedem às universidades, a ausência da disciplina nas escolas etc. A tese de Nuno Crato é a de que o problema está na pedagogia dominante, influenciada pelo romantismo e pelo construtivismo de Jean-Jacques Rousseau. Uma pedagogia que desvaloriza o papel dos exames, que minimiza a importância dos currículos e dos conteúdos curriculares, que diaboliza o treino e os automatismos priveligiando a motivação e as aplicações, que defende um conceito de aquisição de competências para desvalorizar os conteúdos, uma pedagogia que condescende com a disciplina.
O livro contém muitas citações delirantes de autores que são responsáveis da política educativa e nalguns casos foram responsáveis políticos da área da educação. Cito estas duas: " (...) Se a sala de aula deve ser o viveiro das ideias matemáticas dos alunos, então deverá haver espaço para a argumentação, para a experimentação, para a tolerância perante a dissenção. Esta visão confronta a perspectiva platónica de um currículo da Matemática referente para o conhecimento dos alunos. A sala de aula deverá dar espaço para o surgimento de visões matemáticas alternativas e será da competição entre o seu poder de convencimento que os conceitos matemáticos se formarão."; "(...) a disciplina de Matemática deve ser urgentemente eliminada dos currículos do ensino básico, (...) em vez da disciplina de Matemática seja criada a disciplina ou área disciplinar de educação matemática (...) o essencial da disciplina não será a Matemática mas o seu uso. "
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