Fotografia de Edward Steichen
Wheelbarrow with flower pots, France, 1920

Na última campanha da Yorn /Vodafone, claramente destinada a um público mais jovem, podemos ler " Não és nada se não mandares 1.500 sms por semana".
É um caso de uma campanha publicitária grosseira e irresponsável que não olha a meios para atingir os fins. Será que ignoram o peso deste tipo de apelos nas sociedades de hoje? Infelizmente, a publicidade funciona muitas vezes como motor de integração de grupos e classes, mas também como factor de exclusão. E é entre estes dois termos que esta mensagem publicitária joga: na integração e na exclusão. Estas são sem sombra de dúvida as campanhas mais violentas.
Em relação a esta frase diria precisamente o contrário:
Não és nada se levares a vida a enviar sms só para teres a ilusão que estás a comunicar. Não és nada se não partilhares a tua vida com os outros e, sobretudo, com os teus amigos. Não és nada se não souberes escutar e continuares a evitar falar de coisas límpidas, verdadeiras, com o coração e a cabeça.
Irás ser muito se te deixares levar por um sonho e tiveres a destreza, a inteligência e a bondade de um cavaleiro que outrora existiu, esse antigo cavaleiro que representa uma referência na matriz cultural de muitas sociedades.


 

Pedra do Homem, 2007



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