é um hino tradicional e um "comovente a capella - por via das dúvidas, uma autêntica declaração de patriotismo" que encerra o novo disco de Neil Young, Living with War. Apesar de ter nascido no Canada, Neil Young vive nos Estados Unidos à acerca de 40 anos e sempre pautou a sua música com temas de intervenção, utilizando-a como meio para manifestar os seus ideais.
Este novo disco, gravado em Abril passado, foi extremamente mal recebido por alguns dos media norte-americanos tal como a Fox de Bush.
"Living with War é uma colecção de nove canções originais e um hino tradicional que, no fundo, recuperam a tradição das canções de protesto. (...) E como canções de protesto devem tanto à inspiração musical como aos noticiários (...). O tema choque é, obviamente, Let's Impeach the President, um apelo à demissão de George W. Bush, pelas mentiras que conduziram à guerra do Iraque, ou pelos escândalos das escutas na guerra contra o terrorismo.
O resto não anda muito longe deste mote - as referências ao discurso de mission accompliesh, quando Bush anunciou precipitadamente o fim da guerra no Iraque, os caixões que vão chegando cobertos por bandeiras, mas sem cobertura televisiva, a mediatização da guerra.
O ponto - insiste Neil Young nas entrevistas - é que a America está sem um líder que a conduza pelo seu grandioso e nobre destino. (...) Políticas à parte, estamos perante o maior exercício de Neil Young em década e meia".
a partir de um texto de João Morgado Fernandes - / DN/2Jun2006


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats