Preve-se que hoje, 4 de Julho, quando se comemora o Dia da Independência nos Estados Unidos, a "missão" STS-121 Discovery descole do Centro Espacial Kennedy na Florida. Levará sete tripulantes/especialistas a bordo e será comandada por Steve Lindsey.
As missões espaciais e toda a tecnologia envolvente sempre me fascinaram. Creio que acontece um pouco com todos nós. Presenciar os factos que provam a capacidade de transformação e o nosso domínio sobre a matéria, provoca sempre um momento de deslumbre.
Dantes, quando ainda dava a série televisiva Espaço 1999, às vezes, imaginava que éramos subitamente visitados por extraterrestres e que isso mudaria muita coisa no nosso planeta. Imaginava de que com a ajuda dos extraterrestres curar-se-iam muitas doenças e vencer-se-iam alguns dos limites humanos.
Imaginava que ao avistarem as nossas paisagens os invulgares visitantes se emocionassem com a beleza e a diversidade das mesmas. Tinha, porém, também muita dificuldade em explicar de que apesar de já conseguirmos também muitos avanços científicos que nos permitiram, por exemplo, já há 37 anos pisar o solo lunar, ainda não tinhamos conseguido erradicar a fome do planeta. Hoje, a 4 de Julho de 2006, quando leio a notícia de mais uma missão Discovery, faço a mim própria a mesma pergunta.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats