É o que se sente no ar. As pessoas mais do que das dificuldades do País ou da lentidão das retomas do que desesperam é da cruel parcialidade na governação. Parcialidade que se manifesta nas opções que o Governo toma de impôr sacríficios àqueles que porventura estarão na base da maioria política que sustenta o Governo enquanto não manifesta qualquer vontade de exigir aos mais favorecidos uma participação efectiva na ultrapassagem da crise. Um Governo forte e exigente com os fracos e fraco e permissivo com os fortes.
André Freire, Público de 16-10-2006, num esxcelente artigo com o título "Onde está o reformismo de esquerda do PS?" afirma a dado ponto : (...) em Portugal são precisos 21 e 11 dias de trabalho para pagar o IRS e o IRC, respectivamente. E temos assistido recorrentemente a lucros exponenciais de várias empresas: por exemplo, em 2005 os lucros dos bancos aumentaram 30% (DN, 11/6/06). Há vários outros casos!
Por tudo isto, é incompreensível que os detentores do capital tenham sido tão pouco chamados a participar nos esforços de ajustamento que afectam os restantes portugueses. Portanto, para usar os termos de Adam Prozeworski, em matéria de redução das diferenças entre capital e trabalho o PS parece ter passado do reformismo à resignação. Dito de outro modo, o Executivo evidencia muita determinação, urgência e músculo com os assalariados, e muita lentidão e tibieza perante os mais poderosos economicamente ( e os contribuintes faltosos). Se isto não representa um reposicionamento ideológico, então o que é?"
O politólogo conclui que, contrariamente ao que as sondagens indicam, os custos políticos serão visíveis a médio longo prazo. Discordo porque me parece claro que as sondagens são já manifestamente optimistas e benignas para o Governo. Cresce um descontentamento e uma revolta e o desejo de mudar este estado de coisas que as sondagens são incapazes de avaliar. Julgo que elas funcionarão em situações de normalidade. Mas a situação actual em Portugal é de uma completa anormalidade.
Um blogue de
Arquivos
Marcadores
Outros blogues
- ...bl-g- -x-st-
- 31 da Armada
- A Barriga de um Arquitecto
- A Causa foi Modificada
- A das Artes
- A Memória Inventada
- A Origem das Espécies
- Abrupto
- Ambio
- Arrastão
- Avatares de um Desejo
- Bicho Carpinteiro
- Blogame Mucho
- Bomba Inteligente
- Built Environment Blog
- Cafe Hayek
- Causa Nossa
- Chá Príncipe
- Cinco Dias
- Contra a Corrente
- Corta-fitas
- Da Literatura
- Da Torre
- Dias Atlânticos
- Dias com Árvores
- ELEMENT_AR
- Estado Civil
- Estação de Sines
- Estórias da Carochinha
- Fada da Felicidade
- Fim-de-semana Alucinante
- Glória Fácil
- Greg Mankiw's Blog
- Hoje há Conquilhas...
- Juntos por Sines
- Ladrões de Bicicletas
- Landlocked Port
- Lusografias
- Ma-Schamba
- Manchas
- Mar Salgado
- Margens de Erro
- Miniscente
- O Cachimbo de Magritte
- O Céu sobre Lisboa
- O Melhor Anjo
- O Tempo das Cerejas
- Pogue's Posts
- Portugal dos Pequeninos
- Poça da Maria Claudina
- Pura Economia
- Quiromancias
- Sardinheiras
- Voz do Deserto
- Zero de Conduta
- À Margem