Desde a passada quarta-feira que a televisão árabe Al Jazeera lança o seu primeiro serviço de 24 horas em língua inglesa. O serviço terá sedes em Kuala Lumpur, Doha, Londres e Washington. Com esta aposta a emissora espera atingir uma audiência de 40 milhões de telespectadores na Europa, na África e no Sudeste Asiático.
De certa forma a Al Jazeera ( que significa A Ilha em árabe ) soube romper com o monopólio da informação mantido pelos meios oficiais de comunicação no Médio Oriente, demonstrando, segundo alguns analístas, a abertura para discutir assuntos tabus. Uma postura diferente face aos canais oficiais, evidente sobretudo após o 11 de Setembro, faz da emissora o canal mais popular da região incomodando por vezes os governos de Washington a Riad. A Al Jazeera diz querer levar essa filosofia às notícias internacionais agora no novo canal.
Apesar de sabermos como os Media são dominados pelo poder político e económico, que hoje em dia é quase a mesma coisa, este é sem dúvida um passo importante para ouvir e saber de outras realidades sociais e culturais. É deste conhecimento e desta interacção que lentamente podemos vir a ultrapassar com sucesso questões que agora ainda nos parecem impossíveis.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats