subida do preço da electricidade podia ser inferior a seis por cento
Posted by JCG at 1/17/2007 08:35:00 da tardeTodos sabemos que esta declaração é verdadeira. O facto de ela ter sido proferida por Jorge Vasconcelos, o ex-presidente da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), acrescenta-lhe, claramente, um outro peso. Ainda mais quando o local da declaração foi a Comissão Parlamentar dos Assuntos Económicos, Inovação e Desenvolvimento Rural da Assembleia da República.
É falsa, portanto, a dicotomia entre os 15 % da ERSE e os 6% do Governo. O preço tem um conjunto de componentes políticas que impedem que ele seja um preço sensato, um preço de mercado.
Como referiu o semanário SOL, na sua edição do passado dia 30 de Dezembro, Jorge Vasconcelos referiu ao Presidente da República que não concordou com a amortização do défice tarifário apenas à custa dos consumidores. No entanto, o Governo não permitiu que a EDP e a REN efectuassem reduções das suas margens de lucros e actuassem de forma a diminuir as suas despesas de produção. Segundo o SOL o Governo pretende maximizar as receitas com a privatização parcial quer da REN quer da EDP, ambas previstas para 2007.
A verdade mais tarde ou mais cedo sabe-se.