Foi este o comentário da Ministra da Educação ao facto de existirem neste momento 45 mil professores desempregados e de mais de 13.000 terem perdido o emprego entre 2006 e 2007.
Desta forma a Ministra pretende lavar as mãos do problema crescente dos desempregados com formação superior. Ela que dirige um ministério que todos os anos contrata milhares de professoresobrigados a permanecerem décadas sem qualquer vínculo como uma força de trabalho sem direitos e eternamente disponível. Uma força de trabalho necessária mas facilmente descartável - uma utopia do ponto de vista de qualquer patrão mais reaccionário - no final de cada período lectivo. Afinal o objectivo de formar cada vez mais portugueses porque, como gosta de dizer Sócrates, o futuro está na formação dos portugueses, não é um problema desta Ministra que pode declarar que está tudo bem no sistema de ensino. Tudo bem que significado terá para esta senhora? Uma visão que mostra falta de sensibilidade social para com a questão do desemprego e da falência das expectativas dos jovens - e menos jovens - que obtiveram formação para exercerem a função de professores e não encontram colocação.

PS1 - Que diferença existe no discurso e na práctica do PS nesta área específica da governação e aquele que a direita tem tido sempre que passa pelo poder?

PS2 - Os professores estão lixados: vivem num País governado pelo Governo mais inimigo dos professores desde o 25 de Abril e são defendidos pelo sindicato mais incompetente de que há memória.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats