... e pretos e croatas e romenos fora. Este podia ser um slogan para a campanha de recuperação da Baixa Chiado que António Costa quer concretizar. A julgar pelo convite a Maria José Nogueira Pinto e à intenção manifestada pela antiga vereadora, e futura comissária da Baixa Chiado, de acordo com notícias dos semanários Expresso e Sol, de nem mais uma loja chinesa ser aceite na Baixa. As lojas chinesas caem no campo dos amarelos. Mas esta ex-vereadora, que alguma esquerda venera, ao que se sabe pela sua competência, afirmou quando tinha o poder, antes desta das lojas chinesas, que a cidade não é uma fruteira em que caibam todos. Não se tratou apenas de uma simples afirmação mas da decisão política de excluir os jovens imigrantes do acesso aos fogos de um programa de habitação cooperativo no Casalinho da Ajuda. A então vereadora - o comissário da Baixa -Chiado, escolhido por ela, era então Manuel Salgado, o actual vereador - argumentou com a necessidade de evitar a criação de “misturas explosivas” e afirmou que “isto não é uma fruteira onde se possam meter bananas, maçãs e laranjas e dizer que está tudo bem.” (declarações ao Público Local de 30/06/06).
Num outro artigo que então publiquei no Público dava conta das confissões - chamemos-lhe assim - do comissário Augusto Mateus (ao Expresso de 6 de Maio de 2006) que afirmava que a Baixa não era para todos, sendo neste caso o todos organizado pelo nível de maçaroca disponível.
Aguardam-se as reacções do vereador do Bloco de Esquerda ao convite à antiga vereadora do PP. A mim desagrada-me mais que possa aprovar isto do que lá o tal do Orçamento.

PS - peço desculpa pelos links para os meus artigos mas alguém tem que tratar da publicidade.


 

Pedra do Homem, 2007



View My Stats