Ordem dos Engenheiros critica facilitismo para entrar nalguns cursos
O sistema alimenta-se de números. Como repetia o ministro Gago, ao longo do dia, temos poucos licenciados. Por outras palavras temos que ter mais, custe o que custar. Ora o Governo já mostrou que não é gago a arranjar maneiras.
Não sabem nada de matemática? Não sabem nada de Física? Quem sabe se não estamos perante futuros excelentes engenheiros. Tudo pode acontecer num país tão dado aos milagres, acredite o Bastonário ou não.
Se um rapaz pouco dado ao estudo ao longo da vida, que nunca acabou o 8º ano, consegue, via Novas Oportunidades, obter em poucos dias o 12º ano e de seguida ingressar numa licenciatura, numa instituição privada, que lhe dará em três anos o grau de "licenciado", o que será que não conseguimos fazer neste país? Claro que tudo tratado pela instituição que lhe fornecerá a "licenciatura" e lhe cobrará as indispensáveis propinas.
Estamos a produzir os licenciados mais rápidos e mais ignorantes da nossa história. E estamos a ensinar às novas gerações que não vale muito a pena estudar afincadamente porque mais tarde podemos fazer como o vizinho que nunca acabou o 12º ano, não sabe nada de matemática, não fala nenhuma língua, além da materna, e está a acabar a "licenciatura".
Etiquetas: Ensino.Vigarices