"Câmaras querem aumentar imposto sobre imóveis nas zonas mais caras"
As câmaras querem, diz a notícia, ser compensadas pela perda de IMI motivada pela "raquítica" medida de Sócrates, uns meses atrás.
Compensadas? Não há vergonha. As Câmaras por via do IMI obrigaram a generalidade dos portugueses que são proprietários de imóveis -uma das maiores percentagens no âmbito da UE - a multiplicar por dez o esforço que faziam nos tempos da Contribuição Autárquica. Compensadas? O IMI tornou-se num instrumento fácil de saque das famílias e uma forma de aumentar o esforço fiscal dos portugueses à custa do seu rendimento disponível. As câmaras do senhor Ruas não conseguem conjugar aumento das receitas -uma realidade indisfarcável - com redução das taxas máximas. Não só utilizam o valor mais elevado do intervalo estipulado pelo Governo como quando o Governo reduz um décimo nesse valor inventam novas formas de aumentar o saque.
É pena que não dediquem parte do esforço a melhorar a qualidade da gestão, embora saibamos que em muitos casos isso é uma impossibilidade face aos níveis exagerados de iliteracia entre o pessoal político.
Etiquetas: Caciquismo.